A energia solar pode ser utilizada para aquecer a água utilizada no banho, piscina, em processos industriais e químicos. O aquecimento solar ocorre por um procedimento iniciado num reservatório térmico que armazena a água aquecida em coletores.
O reservatório térmico deve ser instalado no interior de uma construção (casa ou edifício) para permitir a proteção da água. O reservatório deve ficar num nível acima dos coletores com a canalização vertical, para que não seja necessário o uso de bomba.

O aquecimento solar da água ocorre por um sistema básico composto pelo coletor solar (uma placa coletora) e um boiler (reservatório térmico). A circulação da água pode ser feita naturalmente pela posição do coletor e pela diferença de densidade entre a água quente e fria (termossifão), ou pelo uso de uma bomba de circulação.

aquecimento-solarA absorção de calor pelo coletor pode ser mais intensificada pela cor utilizada nos coletores, geralmente, fabricada com a cor preta. Sobre a incidência da luz solar na superfície, a energia total do sol para incidir sobre determinado lugar depende da latitude local e da posição local do tempo, fatores referentes à ao eixo da Terra e a trajetória do nosso planeta ao redor do Sol.

O Brasil é um país amplamente beneficiado por estar localizado próximo da linha do Equador, com pouca variação da duração solar do dia. Por outro lado, para quantificarmos o uso do aquecimento solar na nossa economia, a maior parte da população e das indústrias estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, onde a duração da incidência solar é menor em comparação à região Norte e Nordeste.

Nas regiões Sul e Sudeste, para não haver um encarecimento de instalação do sistema de aquecimento solar e perdas em seu aproveitamento, tornar-se necessário, numa perspectiva de maximização, o ajustamento da posição de cada coletor ou painel solar mediante a latitude local e o período do ano relacionado à demanda por energia e água aquecida. Na região Sul, o sistema de captação solar deve ser direcionado para o Norte, com inclinação igual ao da latitude local.

Fonte:
http://www.infoescola.com/energia/aquecimento-solar/